terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia Mundial sem Tabaco

O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado todo 31 de maio foi criado em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evidenciar os males causados pelo consumo de tabaco e incentivar a diminuição do tabagismo no mundo. 

Este ano o tema definido pela OMS é “Ambientes Livres de Tabaco”. O tema foi escolhido porque três recentes pesquisas concluíram que somente ambientes 100% livres de fumaça são seguros para não-fumantes. "A evidência é clara, não existe nível seguro de exposição a fumantes passivos (não-fumantes que respiram a fumaça do cigarro)”, diz a diretora-geral da OMS, Drª. Margaret Chan. Ainda segundo ela, o objetivo da campanha deste ano é que os países aprovem leis para proibir o fumo em locais de trabalho e lugares públicos.
O tema do 31 de maio deste ano especifica as principais razões para a implementação do Ambiente Livre de Tabaco:

1. A exposição à fumaça ambiental do tabaco mata e causa graves enfermidades.

2. Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco protegem plenamente os trabalhadores e o público dos graves efeitos prejudiciais da fumaça do tabaco.

3. Todos têm o direito de respirar o ar limpo isento de fumaça do tabaco.

4. A maioria das pessoas em todo o mundo não é fumante e tem o direito de não estar exposta ao fumo de outras pessoas.

5. As proibições ao fumo são amplamente apoiadas, tanto por fumantes quanto por não-fumantes.

6. Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco ajudam a impedir que as pessoas - especialmente os jovens - comecem a fumar.

7. Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco incentivam os fumantes que desejam deixar de fumar a reduzir ou a abandonar o fumo.

8. Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco são bons para os negócios. As famílias com crianças, grande parte dos não-fumantes e até mesmo fumantes freqüentemente preferem ir a locais livres da fumaça do tabaco.

9. Ambientes 100% livres da fumaça do tabaco custam pouco e funcionam.





Fontes: OMS e Ministério da Saúde

Foto: Site português SOL 




Nenhum comentário:

Postar um comentário